Ao som da viola: diálogos sobre dinâmicas de colaboração entre tocadores e violeiros na construção de violas de arame portuguesas

Todas as sextas-feiras de 7.05 a 8.06’21 – 17.00h – 18.30h, via plataforma Zoom.

Link de acesso

No século XXI, as violas de arame portuguesas conquistam um lugar em palco, em edições discográficas, nos media e em plataformas on-line. Instrumentistas de diferentes gerações transformam estas violas em instrumentos solistas, abrem caminho a novas abordagens técnicas e à criação de novas músicas e impulsionam o seu ensino. Este dinamismo contribuiu para estimular a partilha de conhecimentos entre tocadores e violeiros,empenhados em processos de investigação e experimentação que visam adequar as velhas violas de arame portuguesas à sua nova vida, num jogo de equilíbrios que procura conciliar tradição e contemporaneidade.

Convidámos tocadores e violeiros a partilharem as suas experiências de trabalho colaborativo e a fazerem soar as suas violas, em sete encontros que terão lugar às sextas-feiras, entre 7 de maio e 18 de junho. Esta iniciativa inscreve-se no âmbito do projeto EcoMusic – Práticas Sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI.

CARTAZ