Comunicações

Apresentações em 2022

F. Barão, “’Conta-me, viola!’ A viola toeira como instrumento-arquivo”, XI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2022), Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 10 a 12 de Novembro de 2022. URL

J. A. Curbelo, “’Charolas da Bordeira’: música popular, secularismo e memória coletiva”, XI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2022), Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 10 a 12 de Novembro de 2022. URL

A. M. Gaipo, “’A voz do Espírito Santo’: escutas e práticas da Folia do Espírito Santo”, XI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2022), Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 10 a 12 de Novembro de 2022. URL

R. Marques, J. D. Leitão e D. V. Santos, “Uma nova vida para a velha viola braguesa: Dinâmicas de cooperação entre um tocador e um violeiro”, XI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2022), Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 10 a 12 de Novembro de 2022. URL

M. R. Pestana, “Do arquivo ao repertório: vias da memória, afeto e aprendizagem em registos sonoros históricos”, XI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2022), Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 10 a 12 de Novembro de 2022. URL

C. Ramos, “Retimbrar as músicas no século XXI: um estudo de caso sobre o processo de edição de um CD em tempo de pandemia”, XI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2022), Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 10 a 12 de Novembro de 2022. URL


R. Marques. “As vidas de uma viola d’arame – uma abordagem ao instrumento musical como arquivo de saberes e memórias”. Seminário A Madeira do Som, o Som da Madeira, integrado no Festival de Artes em Madeira de Paredes. Casa da Cultura de Paredes: 30 de setembro de 2022. URL

L. Wink. “Listening, learning and making music collectively: the case of Bombos, a Portuguese percussive tradition”, para apresentação na “2022 International Drum Kit Studies Conference”. Boston, University of Boston, 9 e 10 de setembro de 2022. URL

M. R. Pestana e H. Caixinha, “Supporting a Collaborative Research Approach about sustainable practices on Portuguese Musical Folklore in the 21st century – The EcoMusic Project”. XXXVII European Seminar in Ethnomusicology (ESEM), Joint Knowledge Production and Collaboration in Research, University of Music and Performing Arts Graz, Austria, 12 – 16 September 2022. URL

A.Medeiros. “Cantar ao Desafio Contra o Lítio- Ecologia, improviso poético e novas mobilizações politicas no noroeste de Portugal”, comunicação ao VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Évora 6-9 de Setembro de 2022. URL


A.Medeiros. “Challenging Lithium. Energy production, defense of the commons, and poetic improvisition in Northern Portugal. 17th EASA Biennal Conference (Belfast- Irlanda do Norte, 26-29 Julho de 2022). URL

J. Costa. “The absence of Portuguese folk instruments in formal music instruction”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

J. Curbelo. “Socialization of Sound Archives and Ethnomusicological Education in the Contemporary Sociotechnological Context”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

S. V. Lopes, “Are you Unwrapping that CD? – Music and Communitites of Meaning Making in the Eurovision Song Contest”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

R. Marques. “Looking to the past, projecting a different future: the revival of the viola toeira”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

S. Moreno Fernández. “Music festivals, cultural sustainability, and future research directions”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

P. Moreira, “Radio, Nation and the Broadcasting of Traditional Music in Portugal during the 1930s and 1940s”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

P. Nunes. “Reinvention strategies in the edition of Portuguese folk music in the 21st century: practices, values and ideologies”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

A. Ventura. “The Forces of the Local “Cosntellation”: Heritagization Processes, Negotiaions, and Dynamics of Local Atrivism”, 46th ICTM World Conference. Lisboa, 21-27 de julho de 2022. URL

M. R. Pestana e C. Piedade. “Fazer ouvir polifonias de mulheres: género, interseccionalidade e resiliência”, para apresentação no Encontro Internacional “Mulher, Género e Interseccionalidade no Mundo Lusófono”. Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 29 de junho a 2 de julho de 2022. URL


J. Curbelo e D. Kuhn, “Memórias músico-poéticas subterrâneas no Rio Grande do Sul e no norte do Uruguai”, colóquio online “Etnografias recíprocas? Transdisciplinaridade e sustentabilidade em processos musicais”, 26 de março de 2022. URL 

R. Marques e O. Trindade, “Um arquivo em forma de viola: reflexões sobre o estudo de instrumentos musicais como repositórios de saberes e memórias”, colóquio online “Etnografias recíprocas? Transdisciplinaridade e sustentabilidade em processos musicais”, 26 de março de 2022. URL 

A. Medeiros, J. F. Branco e F. C. Barros, “O Desafio das Rimas – no  Noroeste, as Ilhas e no País”, colóquio online “Etnografias recíprocas? Transdisciplinaridade e sustentabilidade em processos musicais”, 26 de março de 2022. URL

M. R. Pestana e D. Morais, “Do arquivo ao repertório: diálogos mais que humanos na música popular portuguesa dos anos 70”, colóquio online “Etnografias recíprocas? Transdisciplinaridade e sustentabilidade em processos musicais”, 26 de março de 2022. URL 

E. Pires e C. Piedade, “Sobre amizade, distância e proximidade: interstícios etnográficos a quatro mãos”, colóquio online “Etnografias recíprocas? Transdisciplinaridade e sustentabilidade em processos musicais”, 26 de março de 2022. URL

L. Wink e R. Santos, “Novas sonoridades, outras escutas. Os bombos no Paul e alguns contornos da percussão tradicional da Beira Baixa no século XXI: escutando a Velha Gaiteira” colóquio online “Etnografias recíprocas? Transdisciplinaridade e sustentabilidade em processos musicais”, 26 de março de 2022. URL 

M. R. Pestana, “Historias e protagonistas do canto a vozes de mulheres”, ciclo de conferências “Canto Tradicional de Mulheres: Lugares,  Tempos e Modos”. Oeiras, Parque dos Poetas – Templo da Poesia, 10 de março de 2022. URL 

Apresentações em 2021

R. Marques. “Algumas notas sobre o revivalismo da viola toeira, em Coimbra”, para apresentação na videoconferência “Violas Tradicionais Portuguesas – Cordofones em vias de extinção?”. Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, 11 de dezembro de 2021. URL


S. Moreno Fernández, “Aproximaciones transdisciplinares al estudio de los eventos musicales y su impacto”, para apresentação no X Congreso da SEdeM – Sociedad Española de Musicología: “Musicología en transición”. Baeza, Jaén, Universidad Internacional de Andalucía, 18 a 20 de novembro de 2021. URL

R. Marques. “‘Construir um instrumento que é da terra’: um estudo sobre o papel dos construtores de cordofones de Coimbra no contexto do revivalismo da viola toeira“, para apresentação no ENIM – X Encontro Nacional de Investigação em Música (SPIM). Universidade de Coimbra, 11 a 13 de novembro de 2021. URL

L. Wink. “Processos de registo sonoro e os modos de escuta da etnografia: o caso dos conjuntos de bombos em Portugal”, para apresentação no ENIM – X Encontro Nacional de Investigação em Música (SPIM). Universidade de Coimbra, 11 a 13 de novembro de 2021. URL

L. Wink. “Representações e modos de escuta dos bombos: um estudo interpretativo das abordagens da etnografia da música e uma proposta de trabalho no século XXI”, para apresentação no III Encontro Paisagem Sonora Histórica – Évora 2021 – “Novas Sonoridades / Novas Escutas”, 10 de novembro de 2021. URL


J. Curbelo, “Vínculos transatlânticos na obra do musicólogo uruguaio Lauro Ayestarán”. Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 25 de outubro de 2021. URL

R. Marques e C. Batista. “Tradição certificada: Um estudo sobre a certificação das violas de arame portuguesas no contexto das políticas culturais locais”, para apresentação no congresso SIBE+2021, Investigação em Música e Dança – Práticas de Responsabilidade Social e Política. Universidade de Aveiro, 20 a 23 de outubro de 2021. URL

S. Moreno Fernández. “Música, patrimonio y sostenibilidad. Aproximaciones al estudio de los eventos musicales y sus impactos”, para apresentação no congresso SIBE+2021, Investigação em Música e Dança – Práticas de Responsabilidade Social e Política. Universidade de Aveiro, 20 a 23 de outubro de 2021. URL

M. R. Pestana. “O património somos nós!” Sustentabilidade e práticas do canto a vozes de mulheres no século XXI”, para apresentação no congresso SIBE+2021, Investigação em Música e Dança – Práticas de Responsabilidade Social e Política. Universidade de Aveiro, 20 a 23 de outubro de 2021. URL

A. Ventura. “Páscoa em Casa: Ativismo e Religiosidade em Tempo de Pandemia”, para apresentação no congresso SIBE+2021, Investigação em Música e Dança – Práticas de Responsabilidade Social e Política. Universidade de Aveiro, 20 a 23 de outubro de 2021. URL

L. Wink. “Dor, som e a configuração do coletivo: o excesso enquanto território de escuta e de conhecimento das dinâmicas dos bombos”, para apresentação no congresso SIBE+2021, Investigação em Música e Dança – Práticas de Responsabilidade Social e Política. Universidade de Aveiro, 20 a 23 de outubro de 2021. URL

Medeiros, António. “‘Desafios’, desencontros e solidão: ‘regresso à terra’ nos anos da pandemia”. IX Encuentro Ibérico de Antropología – Antropología(s) y Soledad (15-17 Outubro 2021, Hervás-Extremadura, Espanha). URL

R. Marques, “Memórias de uma viola d’arame – o instrumento musical como arquivo de múltiplos saberes”, para apresentação no Colóquio “Preservação, Acesso e Usos- Olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais em contexto museológico”. Museu Nacional de Etnologia, 9 de outubro de 2021. URL

M. R. Pestana, “Do arquivo ao repertório: vias da memória, afeto e aprendizagem disponíveis em registos sonoros históricos”, para apresentação no Colóquio “Preservação, Acesso e Usos- Olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais em contexto museológico”. Museu Nacional de Etnologia, 9 de outubro de 2021. URL

L. Wink, “Uma orquestra diabólica… uma música sem música! – Processos de registo dos bombos e as conjunturas do escutar: uma abordagem às práticas de escuta de editores e etnógrafos”, para apresentação no Colóquio “Preservação, Acesso e Usos- Olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais em contexto museológico”. Museu Nacional de Etnologia, 9 de outubro de 2021. URL

T. Garcia, “As violas portuguesas na diáspora”, para apresentação no IV ÀCORDA: Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses. Conservatório de Música de Coimbra, 2 de outubro de 2021. URL

R. Marques, Apresentação do documentário “A viola toeira em Coimbra: Artes de fazer e de tocar” (realização de Rui Marques, Maria do Rosário Pestana e Cristina Faria), no IV ÀCORDA: Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses. Conservatório de Música de Coimbra, 2 de outubro de 2021. URL


A. Gaipo, “A construção sonora das Folias e Foliões nas festas do Espírito Santo dos Açores na narrativa de viagem”, apresentada na “I Atlantic Conference: History, Culture and Heritage”. Universidade dos Açores, 27 a 30 de setembro de 2021. URL  

J. F. Branco e A. Medeiros, “Periferias: Vozes, Repentes e Desafios Contra-hegemónicos”, XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (online). Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 15 a 17 de setembro de 2021. URL

S. V. Lopes, “Made in Portugal – Eurovision Song Contest as stage for engendered identities”, para apresentação no XXXVI European Seminar in Ethnomusicology (online). Universidad de Valladolid, 13 a 18 de setembro de 2021. URL

R. Marques, C.  Batista e J-Y. Durand, “‘Certifying tradition’: a study on the certification of traditional Portuguese chordophones”, para apresentação no XXXVI European Seminar in Ethnomusicology (online). Universidad de Valladolid, 13 a 18 de setembro de 2021. URL

P. Moreira, “Legacy, tradition and sustainability in ethnographic groups: the case of Grupo Foclórico Dr. Gonçalo Sampaio”, para apresentação no XXXVI European Seminar in Ethnomusicology (online). Universidad de Valladolid, 13 a 18 de setembro de 2021. URL

M. R. Pestana, “This singing is for women! – Activism and resilience of women singers for the sustainability of multipart singing in the 21st century”, para apresentação no XXXVI European Seminar in Ethnomusicology (online). Universidad de Valladolid, 13 a 18 de setembro de 2021. URL


A. Medeiros, “Improvisos e transformação da Festa. Uma aproximação dos novos lugares das desgarradas” (painel “Etnografias da Festa: Unidade na Diversidade”), VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia AIBR. Vila Real, UTAD/ECHS, 27-30 de julho de 2021. URL

S. Nunes da Silva, “A mulher e memória cultural: um estudo da festa como contexto das práticas pedagógicas”, Congresso Internacional de Estudos das Diferenças e Alteridades / I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas. Mato Grosso do Sul, Brasil, UFMS. 13 de julho de 2021. URL


P. Nunes, “Identity, exclusivity and reinvention: the folk/traditional music labels in 21st century Portugal”, colóquio internacional “Independent Record Labels: histories, practices and values” (online), Lisboa, FCSH-NOVA, 22 a 25 de junho de 2021. URL

L. Wink, “Doing ethnomusicological research in “times of trouble”: challenges, alternative modalities for fieldwork and current outcomes of a research on Portuguese Bombos during the Covid-19 pandemic”, Research Summit 2021 – “Art, Science and Innovation in times of trouble” (online). University of Aveiro and European Consortium of Innovative Universities, 8 de julho de 2021. URL


J. F. Branco, “Mudanças de estado na matéria vibrante: o fator mobilidade no repentismo madeirense”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL 1; URL 2.

J. Curbelo, “Charolas de Bordeira: Festive ritual as vehicle of collective memory, cultural identity and social integration”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL

R. Marques, “O contínuo regresso ao passado: um estudo sobre o revivalismo da viola toeira em Coimbra”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL

P. Moreira, ” Passado, presente e futuro: folclorização e sustentabilidade de práticas musicais e coreográficas a partir do caso do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL

P. Nunes, “Identidade, exclusividade e reinvenção: a pequena edição de música popular/tradicional face aos desafios no novo milénio”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL

S. Nunes da Silva, “Sustentabilidade dos processos de revitalização do Canto do Horto na Festa das Cruzes, em Aldeia da Venda”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL

M. R. Pestana, “A vez do canto a vozes de mulheres: ativismo, cooperação e vocalidades”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL

A. Ventura, “Ativismo cultural, resiliência e empoderamento local: Os ‘Mistérios da Páscoa’ em Idanha-a-Nova, Portugal”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL

L. Wink, “‘Estamos todos na mesma onda!’: Ecologia do Som e políticas de participação em coletivos de bombos. Um estudo etnográfico junto de dois agrupamentos”, colóquio online “Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”, março de 2021. URL


Apresentações em 2020

L. Wink, “Resilience and virtual performance: sound, creativity and sustainability of Portuguese Bombos in times of pandemic”, 12th International Symposium “Music in Society” (online), Musicological Society of the Federation of Bosnia and Herzegovina and Academy of Music of the Sarajevo University, 12 de dezembro de 2020. URL


L. Wink, “‘Ainda estamos aqui!’: experiências e percursos de uma investigação sobre os bombos antes e durante a pandemia”, VI Congresso do Bombo – Bombo Summit (online), 30 de outubro de 2020”. URL

L. Wink, “Por entre pancadas, pesadas e crescendos: ouvindo os “excessos” dos bombos em seus múltiplos sentidos”, 9th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments (ANIMUSIC) | SOUND GENERATION – environment and music in generations of sound creation (online). 4 de outubro de 2020. URL


M. R. Pestana, “(Re)fazer uma comunidade em torno do canto a vozes de mulheres? Passos de um longo e contestado processo“, VI Jornadas de Musicologia (edição online), Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, 15 de setembro de 2020. URL


M. J. Barriga, “Boa noite Património”: processos de produção do programa da rádio local Castrense no contexto atual da pandemia”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

J. F. Branco, “Madeira, ano 2020. Como a pandemia infeta e afeta um terreno”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

J. F. Branco, “Trânsitos madeirenses: repentino, diáspora, situação pandémica”, Congresso Internacional de Antropologia AIBR. Edição on-line, 31 de julho de 2020. URL

J-Y. Durand, “Afinal, festa, e festival, não é bem quando o povo quiser”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

S. Lopes, “A gostar dela própria?: O papel da televisão na mediação da MTP em Portugal”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

R. Madeira, “Trabalho de campo em tempo de confinamento”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL 

H. Marinho, “Antes que comece o dia: Participação e comunidade no festival Tradidanças (2019)” , mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

R. Marques, “Navegar, navegar” (desta vez, na internet): o Festival Violas do Atlântico, em tempos de pandemia”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

A. Medeiros, “Havemos de cantar outra vez, sem ser na net … Crise e transformações recentes do cantar à desgarrada”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

R. Melo, “Notas de Canto – uma experiência etnográfica com os grupos de canto polifónico feminino em Portugal”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

P. Moreira, “As tradições no quadro do associativismo: o caso do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

S. Moreno Fernández, “Música e sustentabilidade nas Terras de Miranda”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

P. Nunes, ” Uma abordagem exploratória a três estruturas de edição de música tradicional: D’Orfeu, Sons da Terra e Tradisom”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

M. R. Pestana, “Se for preciso, voltamos aos campos para cantar!”: resiliência e gestão adaptativa em contexto Covid-19″, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

C. Piedade, “Somos muito mais que um grupo coral” – Cante no feminino e comunidade em tempos de pandemia”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

A. Ventura, “Mistérios da Páscoa em novos contextos: implicações da pandemia nas performances musicais locais”, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL

A. Ventura, “Manifestações religiosas em tempo de Covid-19: Dinâmica e adaptação nas populações de Idanha-a-Nova, Portugal”, Congresso Internacional de Antropologia AIBR. Edição on-line, 31 de julho de 2020. URL

L. Wink, “Agora, o meu palco é o meu quarto!”: dinâmicas e processos de preparação e performance virtual dos bombos em tempos de COVID-19″, mesa-redonda online “EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19”, julho de 2020. URL


R. Madeira, “Isabel Gomes Silvestre’s ‘voice’: Translocation processes in local and global domains”, Research Summit 2020, Universidade de Aveiro junho de 2020. URL 

L. Wink, “”This sound that we feel here inside!”: connection, subjectivity and social memory in the practice of bombos”, Research Summit 2020 – University of Aveiro and European Consortium of Innovative Universities (online), 25 de junho de 2020. URL


S. Nunes da Silva, “Diálogos, Memória e Sustentabilidade Cultural na Festa Religiosa”, III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões Religião, Ecologia e Natureza, Lisboa, janeiro/fevereiro de 2020. URL.

Apresentações em 2019

M. J. Barriga, “Le patrimoine c’est nous ! –  Voix plurielles autour du cante alentejano”, mesa-redonda “Engagements de chercheur•e•s et de musicien•ne•s dans la fabrique du patrimoine culturel immatériel”, Paris, Musée Quai Branly, 15 de novembro de 2019.

R. Madeira, “Isabel Gomes Silvestre: na senda de uma etnografia visual”, ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, 14 a 16 de novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

R. Madeira, “Isabel Gomes Silvestre: na senda de uma etnografia visual”, Post-Ip ’19: 5º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança”. Aveiro, 21 a 23 de novembro de 2019. URL: http://postip.web.ua.pt

R. Marques, “O revivalismo dos cordofones tradicionais em Portugal: o caso da viola toeira”, ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, 14 a 16 de novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

P. Moreira, “Resiliência e Sustentabilidade: uma reflexão etnomusicológica a partir do estudo de caso do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio”, Culture and Sustainability Symposium – Dias de Música Electroacústica. Lisboa, 17 de novembro de 2019. 

P. Moreira, “Sustentabilidade, futuro e identidade no Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, FCSH-UNL, 14 a 16 de novembro de 2019.

S. Moreno Fernández, “Música, turismo, desarrollo y sostenibilidade. Algunas cuestiones recientes”, ENIM 2019, IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, FCSH-UNL, 14 a 16 de novembro de 2019.

S. Nunes da Silva, “Sustentabilidade da Cultura Oral no Cântico das Oliveiras na Festa da Santa Cruz: estudo do Corpo-ritual, comunidade e identidade”, V Encontro Internacional Cinema & Território. Funchal, 8 e 9 de novembro de 2019. URL: https://www.uma.pt/noticias/noticia-detalhe/

S. Nunes da Silva, “Sustentabilidade da Cultura Oral, Resiliência e Ativismo: revivalismo de música na Festas da Santa Cruz, Aldeia da Venda”. ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, 14 a 16 de novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

M. R. Pestana, “Cantar a vozes no século XXI: processos musicais como parte de um ecossistema”, ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, 14 a 16 de novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

L. Wink, “Do “barulho” ao “som”: um estudo etnomusicológico sobre os bombos nas localidades de São Simão de Gouveia e Paul”, ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, 14 a 16 de novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

L. Wink, “The “sound” of Portuguese Bombos”, “Music, Sound, Space and Place: Ethnomusicology and Sound Studies (British Forum for Ethnomusicology/ Société française d’ethnomusicologie)”, Reino Unido, Londres, novembro de 2019. URL: https://bfe.org.uk/conf/bfe-and-sfe-joint-autumn-conference-2019

L. Wink, “Este som que se sente cá dentro!”: um estudo etnomusicológico sobre os bombos portugueses”, Post-Ip ’19: 5º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Aveiro, novembro de 2019. URL: http://postip.web.ua.pt


P. Costa, “O ensino oficial da música tradicional em Portugal”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

R. Marques, “‘Queremos desextinguir este instrumento’: Um estudo de caso sobre o processo de revitalização da viola toeira”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

S. Nunes da Silva, “Ativismo, género e sustentabilidade cultural no contexto dos direitos humanos”, I Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos, Coimbra, 14 a 16 de outubro de 2019. URL: https://cedh.pt/

M. R. Pestana, “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI” (painel Investigação em Etnomusicologia em Portugal. Projetos competitivos em curso no INET-md, coord. Susana Sardo), Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

A. Ventura, “Dinâmicas Bottom-up na performance musical: Encomendação das Almas em Proença-a-Velha”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

L. Wink, “Um estudo etnomusicológico sobre os bombos portugueses”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical


P. Costa, “Official teaching of traditional music: the Portuguese case”, 8th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments (ANIMUSIC – Associação Nacional de Instrumentos Musicais), Belmonte, setembro de 2019. URL: https://sites.google.com/site/animusicpt/

R. Marques, “The revitalization process of viola toeira – contexts, practices and protagonists”, 8th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments (ANIMUSIC – Associação Nacional de Instrumentos Musicais), Belmonte, setembro de 2019. URL: https://sites.google.com/site/animusicpt/

S. Moreno Fernández, “Music festivals and their repercussions. A comparative study in the Iberian Peninsula”, XXV European Seminar in Ethnomusicology. Durham, University of Durham (UK), setembro de 2019. PR

S. Nunes da Silva, “Género y Activismo en la Sostenibilidad de la Cultura Local en la Aldeia da Venda”, II Congreso Internacional Políticas públicas en defensa de la inclusión, la diversidad y el género, Salamanca, Espanha, 15 e 16 de setembro de 2019. URL: http://girdiversitas.usal.es/iicongreso/


M. R. Pestana, “Music and Sustainability: Musical processes as part of an ecosystem”. Research Summit, Universidade de Aveiro, 3-5 de julho de 2019. URL: https://www.ua.pt/pt/researchsummit/2019/page/25015

M. J. Barriga, “Canto, falo, improviso… transformação de paradigmas e processos de transmissão no cante ao baldão (Baixo Alentejo)”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

J. F. Branco, “Abordagem da prática charambista madeirense”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

H. Caixinha, “Plataformas de apoio ao projeto”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

H. Caixinha, S. Caixinha, “Connecting the worlds of music with a digital archive for collaborative research, education and content dissemination”, EDULEARN19 – 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, Mallorca, Espanha, julho de 2019. URL: https://iated.org/edulearn/

P. Costa, “O ensino oficial da música tradicional: o caso português”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

Durand, Jean-Yves, “Festival, é quando o povo quiser?”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

S. Lopes, “Imagens da ‘tradição’ no Festival RTP da Canção”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

R. Madeira, ” Isabel Silvestre e a Pronúncia do Norte“, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

R. Marques, “O processo de revitalização da viola toeira – contextos e protagonistas”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

A. Medeiros, “Desafio: cantadores e cantadeiras no campo e na Internet”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

S. Moreno Fernández, “Celebraciones locales, circuitos transnacionales y sostenibilidad musical: algunas reflexiones desde la península ibérica”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

P. Nunes, “A associação D’Orfeu e a edição de música tradicional em contexto de globalização e diversificação da produção musical”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

S. Nunes da Silva, “Revivalismo, Memória e Sustentabilidade da Cultura Oral: o caso do Cântico das Oliveiras na Festa da Santa Cruz, na Aldeia da Venda”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

M. R. Pestana, “Poéticas do canto polifónico: resiliência, interação e transgressividade nas vozes de mulheres”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

E. Pires, “Memórias (fortes/fracas) de práticas musicais no sul de Portugal: inquietações introdutórias”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

J. Rodrigues, “A prática performativa da viola campaniça e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável local no concelho de Castro Verde”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

Á. Sousa, “A marca gráfica como forma de fortalecer a coesão identitária do projeto”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

A. Ventura, “Mistérios da Páscoa em Idanha-a-Nova: Políticas Culturais, Decisores e Comunidades Locais”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

L. Wink, “Memória e som na prática dos Bombos”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt


C. Batista, “Escala Curta, corpo pequeno: Estórias do cavaquinho”, Encontro de Tocadores de Caminha, Caminha, Auditório do Museu Municipal de Caminha, junho de 2019. URL: http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/encontro-tocadores-2019/

J. F. Branco, “Ouvindo vozes: abordagem da prática charambista madeirense”, VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), Lisboa, junho de 2019. URL: http://apa2019.apantropologia.org

J. F. Branco, “Cultura como disputa: escrita, oralidade e o digital na cultura popular madeirense”, conferência “2.º Ciclo em Estudos Regionais e Locais”, Funchal, junho de 2019. URL: https://www.uma.pt/noticias/conferencia-improviso-como-cultura-de-disputa/?contentid=9549

H. Caixinha, S. Caixinha, “Connecting the worlds of music with a digital archive for collaborative research and deliverables’ dissemination”, congresso internacional “Hidden Archives, Hidden Practices – Debates about music making”, Aveiro, junho de 2019. URL: http://hahp2019.web.ua.pt

A. Medeiros, “’Challenge Songs’ and the challenges of fieldwork”, VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA). Lisboa, UNL, 6 e 7 de junho de 2019.

M. R. Pestana, M. J. Barriga, “Raízes e Rotas: políticas, estéticas e práticas do Cante Alentejano”, congresso internacional “Hidden Archives, Hidden Practices – Debates about music making”, Aveiro, junho de 2019. URL: http://hahp2019.web.ua.pt

A. Ventura, “Os de lá e os de cá” – Dinâmicas das ‘Ativistas do Século XXI’ pela Revitalização da Encomendação das Almas em Proença-a-Velha”, congresso internacional “Hidden Archives, Hidden Practices – Debates about music making”, Aveiro, junho de 2019. URL: http://hahp2019.web.ua.pt


M. R. Pestana, “Cartografia do canto a vozes: cantadeiras, práticas e repertórios”, XVII Jornadas de Cultura Popular: A mulher e a cultura popular, Coimbra, Ateneu Comercial de Coimbra, 14 de março de 2019. URL: http://www.gefac.pt/xvii-jornadas-de-cultura-popular/

A. Ventura, “Protagonistas, contextos e performances no Canto a Vozes: Etnografia do Grupo Etnográfico de Moldes de Danças e Cantares Arouquenses”, XVII Jornadas de Cultura Popular: A mulher e a cultura popular, Coimbra, março de 2019. URL: http://www.gefac.pt/xvii-jornadas-de-cultura-popular/

Apresentações em 2018

S. Moreno Fernández, “Dulce Pontes en la escena de la world music”, XV Congreso de la SIbE-Sociedad de Etnomusicología: Prácticas, Escenas y Escenarios de la Música Popular. Oviedo, Universidad de Oviedo, dezembro de 2018. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/714/congreso-sibe-practicas-escenas-y-escenarios-de-la-musica-popular

M. R. Pestana, “O processo de inscrição do canto a vozes feminino na matriz PCI”, conferência “Em concreto. O “Património Cultural Imaterial” no Terreno: Expetativas, Experiências, Perspetivas”, Guimarães, dezembro de 2018. URL: http://cria.org.pt/wp/event/encontro-em-concreto-2-o-patrimonio-cultural-imaterial-no-terreno-expetativas-experiencias-perspetivas/


A. Ventura, “A Revitalização da Encomendação das Almas: Dinâmicas, turismo cultural e Patrimonialização”, ENIM 2018 – VIII Encontro de Investigação em Música (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), Porto, novembro de 2018. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2018/


M. R. Pestana, H. Caixinha, H. Marinho, “Connecting the worlds of music with a shared ICT infrastructure for a digital archive deployment, a collaborative research support tool and a deliverables’ dissemination platform”, conferência “Archives in the Age of Digital Humanities”, Évora, outubro de 2018. URL: https://digitalarchiveconference.wordpress.com

A. Ventura, “Encomendação das Almas em Idanha-a-Nova: Dinâmicas de Revitalização e Patrimonialização numa performance musical”, colóquio “Participação e performatividade na música: Dois projetos em curso”, Aveiro, outubro de 2018. 


M. R. Pestana, “Políticas e poéticas do canto em coro em Portugal”. Coimbra, Biblioteca Municipal de Coimbra, 12 de maio de 2018. 


M. R. Pestana, “A Festa da Vitela de São Pedro do Sul, em Manhouce”, Jornada de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos: Festas e representações, entre a subversão e a patrimonialização, Lisboa, abril de 2018. URL: http://inetmd.web.ua.pt/index.php/conferenciaseventos/6338-coloquio-internacional-de-estudos-sobre-memorias-sons-e-textos-festas-e-representacoes-entre-a-subversao-e-a-patrimonializacao


M. R. Pestana, “Amélia Muge e Michales Loukovikas: archipelagos – passagens” (apresentação de CD), Porto, 25 de fevereiro de 2018.