Communications

Presented

M. R. Pestana, “Amélia Muge e Michales Loukovikas: archipelagos – passagens” (apresentação de CD), Porto, fevereiro de 2018.

M. R. Pestana, “A Festa da Vitela de São Pedro do Sul, em Manhouce”, Jornada de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos: Festas e representações, entre a subversão e a patrimonialização, Lisboa, abril de 2018. URL: http://inetmd.web.ua.pt/index.php/conferenciaseventos/6338-coloquio-internacional-de-estudos-sobre-memorias-sons-e-textos-festas-e-representacoes-entre-a-subversao-e-a-patrimonializacao

M. R. Pestana, “Políticas e poéticas do canto em coro em Portugal”, NOME DA CONFERÊNCIA, Coimbra, maio de 2018.

M. R. Pestana, H. Caixinha, H. Marinho, “Connecting the worlds of music with a shared ICT infrastructure for a digital archive deployment, a collaborative research support tool and a deliverables’ dissemination platform”, conferência “Archives in the Age of Digital Humanities”, Évora, outubro de 2018. URL: https://digitalarchiveconference.wordpress.com

A. Ventura, “Encomendação das Almas em Idanha-a-Nova: Dinâmicas de Revitalização e Patrimonialização numa performance musical”, colóquio “Participação e performatividade na música: Dois projetos em curso”, Aveiro, outubro de 2018.

A. Ventura, “A Revitalização da Encomendação das Almas: Dinâmicas, turismo cultural e Patrimonialização”, ENIM 2018 – VIII Encontro de Investigação em Música (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), Porto, novembro de 2018. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2018/

S. Moreno Fernández, “Dulce Pontes en la escena de la world music”, XV Congreso de la SIbE-Sociedad de Etnomusicología: Prácticas, Escenas y Escenarios de la Música Popular. Oviedo, Universidad de Oviedo, dezembro de 2018. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/714/congreso-sibe-practicas-escenas-y-escenarios-de-la-musica-popular

M. R. Pestana, “O processo de inscrição do canto a vozes feminino na matriz PCI”, conferência “Em concreto. O “Património Cultural Imaterial” no Terreno: Expetativas, Experiências, Perspetivas”, Guimarães, dezembro de 2018. URL: http://cria.org.pt/wp/event/encontro-em-concreto-2-o-patrimonio-cultural-imaterial-no-terreno-expetativas-experiencias-perspetivas/

M. R. Pestana, “Cartografia do canto a vozes: cantadeiras, práticas e repertórios”, XVII Jornadas de Cultura Popular: A mulher e a cultura popular, Coimbra, março de 2019. URL: http://www.gefac.pt/xvii-jornadas-de-cultura-popular/

A. Ventura, “Protagonistas, contextos e performances no Canto a Vozes: Etnografia do Grupo Etnográfico de Moldes de Danças e Cantares Arouquenses”, XVII Jornadas de Cultura Popular: A mulher e a cultura popular, Coimbra, março de 2019. URL: http://www.gefac.pt/xvii-jornadas-de-cultura-popular/

M. R. Pestana, “Espantar o mal: da rotina do quotidiano ao arrojo da libertação”, conferência “Espantar o mal no corpo e na vida: fala de mulheres e outros cantos”, Oeiras, abril de 2019. URL: http://www.cm-oeiras.pt/pt/agenda/Paginas/ciclo-conferencias.aspx

M. R. Pestana, M. J. Barriga, “Raízes e Rotas: políticas, estéticas e práticas do Cante Alentejano”, congresso internacional “Hidden Archives, Hidden Practices – Debates about music making”, Aveiro, junho de 2019. URL: http://hahp2019.web.ua.pt

A. Ventura, “Os de lá e os de cá” – Dinâmicas das ‘Ativistas do Século XXI’ pela Revitalização da Encomendação das Almas em Proença-a-Velha”, congresso internacional “Hidden Archives, Hidden Practices – Debates about music making”, Aveiro, junho de 2019. URL: http://hahp2019.web.ua.pt

J. F. Branco, “Ouvindo vozes: abordagem da prática charambista madeirense”, VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), Lisboa, junho de 2019. URL: http://apa2019.apantropologia.org

J. F. Branco, “Cultura como disputa: escrita, oralidade e o digital na cultura popular madeirense”, conferência “2.º Ciclo em Estudos Regionais e Locais”, Funchal, junho de 2019. URL: https://www.uma.pt/noticias/conferencia-improviso-como-cultura-de-disputa/?contentid=9549

H. Caixinha, S. Caixinha, “Connecting the worlds of music with a digital archive for collaborative research and deliverables’ dissemination”, congresso internacional “Hidden Archives, Hidden Practices – Debates about music making”, Aveiro, junho de 2019. URL: http://hahp2019.web.ua.pt

C. Batista, “Escala Curta, corpo pequeno: Estórias do cavaquinho”, Encontro de Tocadores de Caminha, Caminha, Auditório do Museu Municipal de Caminha, junho de 2019. URL: http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/encontro-tocadores-2019/

M. J. Barriga, “Canto, falo, improviso… transformação de paradigmas e processos de transmissão no cante ao baldão (Baixo Alentejo)”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

J. F. Branco, “Abordagem da prática charambista madeirense”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

H. Caixinha, “Plataformas de apoio ao projeto”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

H. Caixinha, S. Caixinha, “Connecting the worlds of music with a digital archive for collaborative research, education and content dissemination”, EDULEARN19 – 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, Mallorca, Espanha, julho de 2019. URL: https://iated.org/edulearn/

P. Costa, “O ensino oficial da música tradicional: o caso português”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

Durand, Jean-Yves, “Festival, é quando o povo quiser?”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

S. Lopes, “Imagens da ‘tradição’ no Festival RTP da Canção”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

R. Madeira, ” Isabel Silvestre e a Pronúncia do Norte“, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

R. Marques, “O processo de revitalização da viola toeira – contextos e protagonistas”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

A. Medeiros, “Desafio: cantadores e cantadeiras no campo e na Internet”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

S. Moreno Fernández, “Celebraciones locales, circuitos transnacionales y sostenibilidad musical: algunas reflexiones desde la península ibérica”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

P. Nunes, “A associação D’Orfeu e a edição de música tradicional em contexto de globalização e diversificação da produção musical”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

S. Nunes da Silva, “Revivalismo, Memória e Sustentabilidade da Cultura Oral: o caso do Cântico das Oliveiras na Festa da Santa Cruz, na Aldeia da Venda”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

E. Pires, “Memórias (fortes/fracas) de práticas musicais no sul de Portugal: inquietações introdutórias”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

M. R. Pestana, “Poéticas do canto polifónico: resiliência, interação e transgressividade nas vozes de mulheres”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

J. Rodrigues, “A prática performativa da viola campaniça e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável local no concelho de Castro Verde”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

Á. Sousa, “A marca gráfica como forma de fortalecer a coesão identitária do projeto”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

A. Ventura, “Mistérios da Páscoa em Idanha-a-Nova: Políticas Culturais, Decisores e Comunidades Locais”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

L. Wink, “Memória e som na prática dos Bombos”, mesa-redonda “Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos”, Lisboa, CRIA-IUL, julho de 2019. URL: http://ecomusic.web.ua.pt

S. Moreno Fernández, “Music festivals and their repercussions. A comparative study in the Iberian Peninsula”, XXV European Seminar in Ethnomusicology. Durham, University of Durham (UK), setembro de 2019.

P. Costa, “Official teaching of traditional music: the Portuguese case”, 8th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments (ANIMUSIC – Associação Nacional de Instrumentos Musicais), Belmonte, setembro de 2019. URL: https://sites.google.com/site/animusicpt/

R. Marques, “The revitalization process of viola toeira – contexts, practices and protagonists”, 8th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments (ANIMUSIC – Associação Nacional de Instrumentos Musicais), Belmonte, setembro de 2019. URL: https://sites.google.com/site/animusicpt/

S. Nunes da Silva, “GÉNERO Y ACTIVISMO EN LA SOSTENIBILIDAD DE LA CULTURA LOCAL EN LA ALDEIA DA VENDA”, II Congreso Internacional Políticas públicas en defensa de la inclusión, la diversidad y el género, Salamanca, Espanha, setembro de 2019. URL: http://girdiversitas.usal.es/iicongreso/

R. Marques, “‘Queremos desextinguir este instrumento’: Um estudo de caso sobre o processo de revitalização da viola toeira”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

A. Ventura, “Dinâmicas Bottom-up na performance musical: Encomendação das Almas em Proença-a-Velha”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

L. Wink, “Um estudo etnomusicológico sobre os bombos portugueses”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

M. R. Pestana, “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI” (painel Investigação em Etnomusicologia em Portugal. Projetos competitivos em curso no INET-md, coord. Susana Sardo), Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

P. Costa, “O ensino oficial da música tradicional em Portugal”, Jornadas SIBE 2019 – Tradiciones Musicales: Experiencia social y creación Musical, Huelva, Universidad de Huelva, outubro de 2019. URL: https://www.sibetrans.com/noticia/735/jornadas-sibe-2019-tradiciones-musicales-experiencia-social-y-creacion-musical

Accepted

S. Nunes da Silva, “Ativismo, género e sustentabilidade cultural no contexto dos direitos humanos”, aceite para apresentação na I Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos, Coimbra, outubro de 2019. URL: https://cedh.pt/

L. Wink, “The “sound” of Portuguese Bombos”, aceite para apresentação no congresso “Music, Sound, Space and Place: Ethnomusicology and Sound Studies (British Forum for Ethnomusicology/ Société française d’ethnomusicologie)”, Reino Unido, Londres, outubro/novembro de 2019. URL: https://bfe.org.uk/conf/bfe-and-sfe-joint-autumn-conference-2019

R. Marques, J. Rodrigues, “O revivalismo dos cordofones tradicionais em Portugal: a viola campaniça e a viola toeira”, aceite para apresentação no ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), Lisboa, novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

S. Nunes da Silva, “Sustentabilidade da Cultura Oral no Cântico das Oliveiras na Festa da Santa Cruz: estudo do Corpo-ritual, comunidade e identidade”, aceite para apresentação no V Encontro Internacional Cinema & Território, Funchal, novembro de 2019. URL: https://www.uma.pt/noticias/noticia-detalhe/

S. Nunes da Silva, “Sustentabilidade da Cultura Oral no Cântico das Oliveiras na Festa da Santa Cruz” (filme etnográfico), aceite para apresentação no V Encontro Internacional Cinema & Território, Funchal, novembro de 2019. URL: https://www.uma.pt/noticias/noticia-detalhe/

S. Nunes da Silva, “Sustentabilidade da Cultura Oral, Resiliência e Ativismo: revivalismo de música na Festas da Santa Cruz, Aldeia da Venda”, aceite para apresentação no ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), Lisboa, novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

M. R. Pestana, “Cantar a vozes no século XXI: processos musicais como parte de um ecossistema”, aceite para apresentação no ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), Lisboa, novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

L. Wink, “Do “barulho” ao “som”: um estudo etnomusicológico sobre os bombos nas localidades de São Simão de Gouveia e Paul”, aceite para apresentação no ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), Lisboa, novembro de 2019. URL: http://www.spimusica.pt/enim-2019/

L. Wink, “Este som que se sente cá dentro!”: um estudo etnomusicológico sobre os bombos portugueses”, aceite para apresentação no “Post-Ip ’19: 5º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança”, Aveiro, novembro de 2019. URL: http://postip.web.ua.pt

R. Madeira, “Isabel Gomes Silvestre: na senda de uma etnografia visual”, aceite para apresentação no “Post-Ip ’19: 5º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança”, Aveiro, novembro de 2019. URL: http://postip.web.ua.pt

S. Nunes da Silva, “CULTURAS IMATERIAIS LOCAIS NA FESTA DA SANTA CRUZ NA ALDEIA DA VENDA: geografia e relações culturais”, aceite para apresentação no VIII Congresso de Estudos Rurais & VIII Encontro RuralRePort, Ponte de Lima e Soutelo, dezembro de 2019. URL: http://reportha.org/en/news/item/431-cfp-viii-congresso-de-estudos-rurais-viii-encontro-ruralreport

S. Nunes da Silva, “Culturas Populares e Oralidades: a música e a sustentabilidade cultural na Festas da Santa Cruz”, aceite para apresentação na VI Reunião Equatorial de Antropologia, Bahia, Brasil, dezembro de 2019. URL: http://www.sextarea.ufba.br/

S. Nunes da Silva, “GT: Diálogos, Memória e Sustentabilidade Cultural na Festa Religiosa”, aceite para apresentação no III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões Religião, Ecologia e Natureza, Lisboa, janeiro/fevereiro de 2020. URL: http://clre.ulusofona.pt/submissao-de-simposios/

Submitted

S. Nunes da Silva, “Género, revivalismo y sostenibilidad de la cultura oral en la Fiesta de la Santa Cruz: el activismo de mujeres en el contexto de la migración y la pluralidad”, submetido para apresentação no Forum Mondial Paulo Freire, Paris, França, setembro de 2020. URL: https://forumfreire2020.sciencesconf.org/