Rui Marques

View Profile

Base

Name

Rui Marques

Nota biográfica

Investigador integrado do INET-md – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança. Atua como Investigador Doutorado no âmbito do projeto “EcoMusic – Práticas Sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI”. 

Licenciado e mestre em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, concluiu também o mestrado em Ensino de Música (especialização em Teoria e Formação Musical) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). Em 2019, concluiu o doutoramento em Música, na área de especialização em Etnomusicologia (DeCA-UA), com a defesa de uma tese intitulada “Tunas em Portugal: espaços de construção, negociação e transformação social através da música. Um estudo sobre a Tuna Souselense”, realizada sob a orientação científica de Maria do Rosário Pestana e co-orientação de Daniel Melo.

Lecionou em escolas do ensino básico, do ensino artístico especializado de música (Conservatório Regional de Coimbra e Conservatório de Música de Coimbra) e do ensino superior (Escola Superior de Educação de Coimbra, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto). Dirige desde 2005 a Tuna Recreativa Penalvense. Fundou, em 2009, a OHphicina das Artes – Academia de Música de Oliveira do Hospital. Colabora desde 2015 com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona as unidades curriculares “Etnomusicologia” e “Músicas do Mundo na Educação”, na qualidade de professor adjunto convidado.

Integrou as equipas dos projetos de investigação “A música no meio: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)” e “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” desenvolvidos no INET-md sob a coordenação de Maria do Rosário Pestana e financiados pela FCT.