Publicado
2022
R. Marques, 2022. Toeira: memórias, etnografias e ciclos de revivalismo de uma viola de arame. Aveiro: UA Editora. ISBN 978-972-789-815-2.
J. Panea e S. V. Lopes, “Estética, identidad cultural y medios de masas: Portugal en el Festival de Eurovisión y el diseño de ‘Lisboa 2018′”, Revista de Humanidades, 44 (2021), 77-106 [em linha]. URL: https://revistas.uned.es/index.php/rdh/article/view/28253
L. Wink, “Quando câmaras, gravadores e cadernos de registo ficam momentaneamente de lado na tarefa etnomusicológica. Um episódio vivido com os bombos portugueses e o privilégio da prática musical partilhada”, in Investigar e estudar entre línguas e culturas: vozes de estudantes internacionais de doutoramento na Universidade de Aveiro. 2022. Aveiro, UA Editora. URL: https://ria.ua.pt/handle/10773/34013
L. Wink, Resenha do livro “Sonic Ethnography: Identity, Heritage and Creative Research Practice in Basilicata, Southern Italy”, de Lorenzo Ferrarini & Nicola Scaldaferri (2020), Campos – Revista de Antropologia, vol. 23, n.º 1 (2022). URL.
2020
J. Curbelo, “Accordion traditions as Cultural Heritage in border regions of Portugal”, RELACULT – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, vol. 6. n.º 3, 2020 [em linha]. URL: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2007/1383
L. Wink, Resenha do livro “Remapping Sound Studies”, de Jim Sykes e Gavin Steingo (2019), El Oído Pensante, vol. 9, n.º 1, 266-271, 2020 [em linha]. URL: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/oidopensante/article/view/8621/8712
J. F. Branco, “Charamba, Madeira. Uma explanação”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/charamba-madeira/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
J-Y Durand, “O sumiço”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/o-sumico/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
T. G. Garcia, E. Loio, “A viola toeira: história, desenvolvimento, revitalização e construção”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/a-viola-toeira/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
R. Marques, F. Meireles, “Um artesão em busca de um instrumento esquecido: Fernando Meireles e o processo de revivalismo da viola toeira”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/um-artesao-em-busca/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
A. Medeiros, F. C. Barros, “”Louvam-se ainda cantadores e cantadeiras. Notas sobre a desgarrada”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/louvam-se-ainda-cantadores-e-cantadeiras/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
M. R. Pestana e J. F. Branco, “Introdução”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/cooperacao-e-resiliencia/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
M. R. Pestana, S. Costa, “Cooperação e resiliência: ações de um processo adaptativo do Canto a Vozes de Mulheres no século XXI”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/cooperacao-e-resiliencia/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
E. Pires, M. Prieto, C. Piedade, “”Confinad@s em casa”: Sobre dança, música e incerteza”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/confinadxs-em-casa/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
A. Ventura, L. Gameiro, “”Páscoa em Casa”: manifestações religiosas em tempo de pandemia”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/pascoa-em-casa/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
L. Wink, C. D. Cerqueira, “”Do céu aberto da rua às performances em vídeo pelo ecrã: uma experiência colaborativo em torno das dinâmicas virtuais dos bombos na pandemia”, VEDUTA 14, edição digital, dezembro de 2020. URL: https://veduta.aoficina.pt/do-ceu-aberto-da-rua/ O número 14 da Revista VEDUTA foi inteiramente dedicado ao projeto EcoMusic. Ver ficha técnica.
A. Ventura, ““Os de lá e os de cá”: Dinâmicas de ativistas do século XXI pela revitalização da Encomendação das Almas em Proença-a-Velha” in Marinho, H., Pestana, M. R., Artiaga, M. J, Penha, R. (eds.). Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about Music-Making. Aveiro: UA Editora, pp. 24-35. URL: https://ria.ua.pt/handle/10773/28865
2019
H. Caixinha, S. Caixinha, “Connecting the worlds of music with a digital archive for collaborative research, education and content dissemination” in Chova L., Chova Martínez, I. Torres (eds.) EDULEARN19 Proceedings. Valência: IATED Academy, pp. 1837-1847, 2019. URL: https://library.iated.org/publications/EDULEARN19
M. R. Pestana, “Social sustainability and Collective Participation: cyclical dynamics of the Multipart Singing in the Village of Manhouce”, PULS – Journal for Ethnomusicology and Ethnochoreology, vol.4, pp. 80-102, 2019. URL: http://carkiv.musikverk.se/www/epublikationer/Puls_04.pdf
M. R. Pestana, “Texto Retrospetivo sobre a minha experiência em torno do PCI”, Veduta, Vol. 2, pp. 48-53, dezembro de 2019.
M. R. Pestana, “A fala das mulheres de Manhouce” (booklet de CD), CD “As vozes de Manhouce”, 2019.
A. Ventura, “Nocturnal practices in Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Portugal: the importance of Catarina Sargenta and Maria Nabais in encomendação das almas” in Nadia Amendola, Alessandro Cosentino and Giacomo Sciommeri (eds.) Music, Individuals and Contexts: Dialectical Interaction. Rome: UniversItalia, pp. 443-452. ISBN 978-88-3293-264-5.
Wink, Lucas. “Este som que se sente cá dentro!”: um estudo etnomusicológico sobre os bombos portugueses”. In Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança, n.º 5, 84-95, 2019. URL: https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/21385/15442
Aceite para publicação
J.A. Costa e R. Marques, “Os instrumentos musicais populares portugueses no ensino especializado de música: uma ausência (con)sentida”. Revista Portuguesa de Musicologia. Dossier temático dedicado ao projeto EcoMusic intitulado Neste século, em Portugal: Processos musicais e viragem pós-folclórica.
S. V. Lopes, “The RTP Song Contest: An audio-visual fieldwork from the past”. TRANS-Revista Transcultural de Música.
R. Marques, “Raros exemplares, e escassa memória: um estudo de caso sobre o revivalismo da viola toeira, em Coimbra”. Revista Portuguesa de Musicologia. Dossier temático dedicado ao projeto EcoMusic intitulado Neste século, em Portugal: Processos musicais e viragem pós-folclórica.
P. Moreira, “Do Cancioneiro Minhoto ao Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio: discursos e percursos até 1950”. Revista Portuguesa de Musicologia. Dossier temático dedicado ao projeto EcoMusic intitulado Neste século, em Portugal: Processos musicais e viragem pós-folclórica.
P. Nunes, “Reconfigurações nas pequenas editoras de música popular”. Revista Portuguesa de Musicologia. Dossier temático dedicado ao projeto EcoMusic intitulado Neste século, em Portugal: Processos musicais e viragem pós-folclórica.
L. Wink, “In the virtual field: musical performance and the new dynamics of Portuguese Bombos in times of Covid-19”, in Ethnomusicology Review (special issue “Born to be Alive: Live music as a crucial dimension of 21st century popular music”). URL: https://ethnomusicologyreview.ucla.edu/content/call-papers-born-be-alive-live-music-crucial-dimension-21st-century-popular-music-special